.

Chegou A Hora De Conversarmos Sobre: Potássio! – Informe 6

Chegou a hora de conversarmos sobre: Potássio!

 

 

 

 

O seu médico ou nutricionista já conversou com você sobre seu potássio? Se isso ocorreu é porque o potássio no sangue estava alto.

O potássio é um dos três minerais mais importantes do nosso corpo. Atua mantendo os batimentos cardíacos regulares e os músculos funcionando corretamente. Além disso, ajuda na manutenção do equilíbrio de líquidos e substâncias no nosso sangue.

 

 

 

 

 

Quando os valores no exame (ou níveis no sangue) ficam acima de 5,5 mEq/L há maiores riscos de descontrole no ritmo cardíaco e outras complicações, como:

  • Fraqueza muscular
  • Batimento cardíaco regular
  • Pulso lento
  • Ataques cardíacos

E se este nível estiver muito elevado, pode levar até a morte.

 

O potássio é encontrado em muitos alimentos. Evitar ou reduzir o consumo de alguns destes alimentos pode ajudar na prevenção do aumento do nível de potássio no sangue além dos limites recomendados.

 

 

  • Escolha frutas e vegetais frescos;
  • Evite substitutos do sal e temperos com potássio (sal light, sal marinho, etc);
  • Leia os rótulos dos alimentos embalados e evite: cloreto de potássio, acesulfame potássio (acesulfame-K), etc.

 

*Frutas permitidas: atenção à quantidade!

3 a 5 porções de fruta por dia são suficientes para te dar nutrientes e fibras e te ajudarão no funcionamento do intestino.

1 porção de fruta média (por ex. 1 maçã, 1 pera, 1 laranja) = 1 xícara de chá de fruta picada.

** Se for bater sucos, use somente 1 porção e acrescente água.

*** Frutas secas: Lembre que cada frutinha seca, corresponde a 1 unidade dela fresca (só está sem a água, mas contém concentrado os açucares e potássio da fruta).

 

 

 

  • Cozinhe as frutas, verduras e legumes ricos em potássio: corte em pedaços pequenos, cubra com água e ferva até ficar macio. Descarte a água.

Lembre-se que é como dessalgar um bacalhau (não adianta ser no vapor, micro-ondas, forno ou só reffogar).

  • Sopas: pré-cozinhe os legumes por 5 a 10 minutos (deixando-os al dente). Reserve o alimento, descartando a água. Faça o preparo da sopa, adicionando os legumes previamente cozidos e finalize. Ao servir, pegue menos do caldo. Se preferir sopa batida, bata só os legumes da sopa sem usar o caldo. Adicione uma nova água filtrada e acerte o tempero.

 

 

 

 

 

ATENÇÃO: 

Batata frita! Não faz bem à saúde comer fritura e além disso, esta preparação tem grande quantidade de potássio. Prefira comer batata na forma de purê, corada ou salteada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ket149

Compartihe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Mais Artigos

Efeitos sobre a uremia

Influência da redução proteica suplementada com cetoanálogos (KA) sobre os parâmetros da progressão da DRC em pacientes com e sem DM.     Após 15