É importante que seu estado nutricional seja verificado regularmente, principalmente, nos estágios mais tardios da doença renal crônica (pré-diálise estágios 4-5 e diálise), momentos em que o risco de desnutrição proteico-calórica e volumes excessivos de líquido aumentam.
Você consegue aferir sozinho alguns parâmetros como peso e índice de massa corporal (IMC). Embora, a consistência desses dados nutricionais seja limitada devido ao fato deles não revelarem a composição dos tecidos. Por exemplo, se você apresenta um excesso de líquido seu peso e seu IMC vão aumentar, ao mesmo tempo que você pode estar desnutrido e estar apresentando degradação muscular. Então, o peso e o IMC são informações para chegar a uma aproximação do seu estado nutricional. E, eles são fáceis de serem medidos. Particularmente na diálise, se pesar frequentemente é importante para manter o controle líquido do corpo.
Você pode estimar seu IMC usando a calculadora de IMC.
Verificar o seu peso regularmente dá uma “pista” sobre seu estado nutricional e pode apontar excesso de líquido.
Para conseguir melhores informações sobre seu estado nutricional, seu médico deve realizar algumas mensurações adicionais. Sendo essas: