Nutrição na diálise peritoneal

Como a diálise peritoneal é feita todo dia, existem menos restrições alimentares comparadas quando comparadas com a hemodiálise.

As metas da dieta para a diálise peritoneal é fazer com que os pacientes se sintam bem, tenham um bom apetite, uma pressão arterial normal e aceitáveis resultados laboratoriais. Isso pode ser alcançado por meio de algumas ações, das quais fazem parte:

  • Seguir a dieta prescrita pelo médio/nutricionista;
  • Completar todos os ciclos de diálise;
  • Utilizar terapia medicamentosa.

No tratamento dialítico é bom que você ingira alimentos ricos em proteínas (carne).

Uma das mudanças quando comparado com os estágios mais recentes da doença renal crônica é a alta necessidade de proteínas. Como seu corpo perde peptídeos (fragmentos de proteínas) por meio da diálise, você necessita comer mais proteínas. Associado a essa perda proteica, existem outros fatores que promovem a desnutrição proteico-calórica https://francepharmacie.fr. Por exemplo, muitos pacientes apresentam o apetite reduzido devido a alta concentração de glicose no sangue (resultado da absorção de açúcar da solução de diálise) e, também, pelos sintomas da DRC. Então, é importante que você garanta uma boa quantidade de proteínas e de outros nutrientes na sua alimentação.Leia mais sobre proteínas
Leia mais sobre calorias

A restrição na ingesta hídrica geralmente não é necessária. Mas, algumas vezes, se faz necessário reduzir a ingestão de líquidos e sal, com o intuito de corrigir os excessos e evitar a pressão alta. Além disso, a dieta para diálise peritoneal deve conter a quantidade certa de vitaminas e minerais.Leia mais sobre fosfato
Leia mais sobre potássio
Leia mais sobre cálcio

Como aplicar o manejo nutricional no nosso dia-a-dia?

Como você terá que controlar inúmeros ingredientes para ajustar as suas necessidades nutricionais, é aconselhável que você procure um nutricionista para lhe ajudar. Por favor, peça ao seu médico sobre seus requerimentos nutricionais individuais e se há alguma instrução.

Para auxiliar na sua cozinha, trouxemos uma calculadora de ingredientes (um programa, onde você pode conferir a quantidade de nutrientes existentes nas suas diferentes refeições).

 

Funções

Anatomia

Como Funcionam?

Função Renal