Nutrição na hemodiálise

Nutrição é uma parte importante durante a diálise. Mesmo com a hemodiálise removendo as impurezas do seu sangue é importante reduzir a produção de novas impurezas e de líquidos entre as sessões.

Um paciente que faz a hemodiálise necessita controlar a ingestão de líquidos para prevenir o excesso hídrico entre as sessões de hemodiálise.

Será solicitado para você mudar alguns hábitos alimentares quando iniciar a diálise. Por exemplo, você terá que limitar a quantidade de ingestão diária de líquidos. Além de diminuir, também, a ingestão de determinados minerais (sódio, fosfato e potássio).

Pode ser que você não precise seguir cada uma dessas determinações. Por favor, certifique-se com seu nutricionista ou médico antes de fazer qualquer alteração na sua dieta.

Leia mais sobre líquidos
Leia mais sobre sódio
Leia mais sobre fosfato
Leia mais sobre potássio
Leia mais sobre cálcio

Uma das mudanças, na alimentação durante o tratamento dialítico, comparadas com os estágios inicias da doença renal crônica são os altos níveis de proteínas requeridos nessa fase. Afinal, durante a diálise, perde-se um grande número de aminoácidos pela membrana do dialisador. Para prevenir a desnutrição, é importante ingerir quantidade suficiente de proteínas.Leia mais sobre proteínas

Muitos pacientes em hemodiálise sofrem de desnutrição proteico-calórica. Não somente pela perda proteica, mas outros fatores, também, contribuem para essa condição: menor apetite devido à doença renal crônica e o aumento no catabolismo secundário à hemodiálise. Então, é importante que você se alimente o suficiente! Algumas vezes é necessário tomar alguma suplementação, a qual proverá alimentos vitais. Por favor, entre em contato com seu médico para discutir com ele(a) se a suplementação de aminoácidos/cetoácidos essenciais, calórica ou vitamínica é necessária.Leia mais sobre calorias

Como aplicar o manejo nutricional no nosso dia-a-dia?

Como você terá que controlar inúmeros ingredientes para ajustar as suas necessidades nutricionais é aconselhável que você procure um nutricionista para lhe ajudar. Por favor, peça ao seu médico sobre seus requerimentos nutricionais individuais e se há alguma instrução.

Para auxiliar na sua cozinha, trouxemos uma calculadora de ingredientes (um programa, onde você pode conferir a quantidade de nutrientes existentes nas suas diferentes refeições).

Funções

Anatomia

Como Funcionam?

Função Renal