.

O que é Cetodieta e a importância do controle alimentar – Informe 4

 

 

 

Você sabia que a Cetodieta é uma opção terapêutica dietética ao paciente com doença renal crônica na fase pré-diálitica, que tem como função a proteção dos rins, redução da sintomatologia e melhora na qualidade de vida?

 

Vamos aos detalhes da Cetodieta!

 

 

É a combinação de uma alimentação pobre em proteínas e a suplementação com cápsulas de aminoácidos essenciais e precursores de aminoácidos essenciais sem o nitrogênio – chamados de cetoácidos (ou análogos de aminoácidos essenciais). Normalmente os alimentos desta dieta não contêm uma quantidade elevada de proteína.

 

No organismo, os cetoácidos são transformados em aminoácidos essenciais correspondentes, a partir de substâncias que contêm nitrogênio e que estão em excesso nas pessoas que tem doença renal crônica. Deste modo, pode-se dizer que o nitrogênio Circulante no corpo é “reaproveitado” pelos análogos de aminoácidos essenciais diminuindo assim, o aparecimento de substâncias tóxicas. Com isso alivia-se o trabalho de filtração dos rins doentes e ao mesmo tempo fornecem para o organismo os aminoácidos essenciais, evitando desnutrição.

Quando em CETODIETA, o paciente deverá ser orientado pelo médico e acompanhado por nutricionista, garantindo assim sucesso na adesão do tratamento.

Vale lembrar que as cápsulas de aminoácidos essenciais mais cetoácidos estão disponíveis no mercado como um medicamento. Para serem utilizadas no tratamento pré-diálitico, necessitam da prescrição médica assim como acompanhamento médico e até mesmo nutricional.

 

Esta pratica poderá te ajudar à ter uma visão panorâmica da sua alimentação. Você poderá usar este material com seu médico e nutricionista para esclarecimento de dúvidas e ajustes do cardápio se for necessário.

Neste diário deverão ser anotados: Horário da refeição, alimentos consumidos e quantidades em medida caseira.

 

Fazendo uma alimentação correta, poderá reduzir os níveis de toxicidade do sangue, controlar níveis de potássio, sódio ou fósforo e ainda melhorar a saúde geral. Se você está tendo redução do volume de urina ou inchando muito as pernas e mãos, procure o seu médico.

 

 

 

 

 

KET147v02

Compartihe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Mais Artigos

Efeitos sobre a uremia

Influência da redução proteica suplementada com cetoanálogos (KA) sobre os parâmetros da progressão da DRC em pacientes com e sem DM.     Após 15