.

Qual o risco de eu ter anemia? – Informe 11

Qual o risco de eu ter anemia?

 

Uma preocupação ao parar de comer carnes pode ser o risco deter anemia. Anemia é quando ocorre redução no número de glóbulos vermelhos no sangue que transportam o oxigênio e, por isso, pode haver: fadiga, fraqueza muscular, tontura, falta de ar, palidez, palpitação ou dor no peito.

Qualquer pessoa pode ter anemia por deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina B12 ou causas genéticas, mas na doença renal costuma ser 3 vezes mais comum por vários motivos. Alguns deles são: diminuição da absorção de ferro, inflamação crônica e pela falta de um hormônio chamado eritropoietina, que estimula a medula óssea a produzir essas células do sangue com os nutrientes citados.

 

Para ajudar com a alimentação

  • Prefira consumir vegetais verdes escuros (couve, brócolis, rúcula, folhas de beterraba, agrião, mostarda, espinafre, etc);
  • Para aumentar a absorção do ferro dos vegetais use limão ou consuma uma fruta ácida (fonte de vitamina O) junto na refeição (ex: laranja, suco de acerola, maracujá);
  • Quando consumir os grãos (feijão, lentilha, ervilha, etc) também use limão ou consuma com laranja ou suco cítrico;
  • Usando suplemento de ferro, cuide para beber bastante água e ingerir fibras (cereais integrais, frutas com casca e vegetais) para evitar constipação intestinal.

 

Se o potássio estiver alto, consuma estes vegetais preferencialmente cozidos e as frutas ou sucos entram como porção de fruta do seu dia.

 

Faça seus exames regularmente e se sua hemoglobina estiver abaixo de 11,0 g/dL, hematócrito ou ferro abaixo dos valores de referência, o médico precisará investigar se há algum sangramento e/ou fazer a prescrição de medicamento ou suplemento.

 

 

KET176

Compartihe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Mais Artigos

Efeitos sobre a uremia

Influência da redução proteica suplementada com cetoanálogos (KA) sobre os parâmetros da progressão da DRC em pacientes com e sem DM.     Após 15